Arquitetura Sustentável | 29 de junho de 2023

Arquitetura sustentável: como aplicar essas técnicas em seus projetos

Você pratica arquitetura sustentável em seus projetos? Leia nosso artigo e saiba que essa possibilidade é viável e pode ser um excelente diferencial!

A arquitetura sustentável é muito mais do que uma tendência, afinal, em função da degradação ambiental, ela passou a ser uma necessidade.

A ONG Earth Overshoot Day desenvolve anualmente cálculos que apontam a situação da sustentabilidade no planeta. Um dos dados da instituição mostra qual a data em que os recursos utilizados pelo homem ultrapassam a capacidade de produção dos recursos naturais.

Em 2022, esse cálculo aponta para o dia 28 de julho, ou seja, a partir daí tudo o que for retirado do meio ambiente é considerado anti sustentável, pois, a natureza não conseguirá regenerar-se.

Esse é um motivo suficiente para que arquitetos e engenheiros trabalhem a arquitetura sustentável. No entanto, existem outros atrativos para isso, como, por exemplo, a economia gerada através dessas soluções e a valorização da sociedade para com o tema, o que acaba criando um diferencial competitivo no mercado.

Nesse artigo vamos mostrar esse importante assunto e como essas técnicas podem ser aplicadas no cotidiano. Continue lendo e confira!

A arquitetura sustentável na prática

Diante da responsabilidade e dos excelentes resultados que podem ser obtidos através da arquitetura sustentável, vamos conhecer o que pode ser efetivamente realizado na prática:

Água

A boa utilização da água colabora para um mundo sustentável, para isso, os projetos podem prever:

  • Captação e reutilização da água da chuva para jardins, piscinas e higiene;
  • Reutilização da água do banho e máquina de lavar para lavagem de áreas externas;
  • Descargas com acionamento duplo, possibilitando economia na sua utilização.

Energia solar

A energia solar também pode fazer parte dos projetos de arquitetura sustentável, gerando uma economia que ultrapassa 60% na conta de energia elétrica. Ela pode ser utilizada, inclusive, para o aquecimento da água nos chuveiros e pias.

Além disso, o excedente de energia gerada pode ser repassado à distribuidora, colaborando para uma redução ainda maior na sua conta de luz.

Materiais reutilizáveis

A reutilização de materiais é outra possibilidade fundamental para a sustentabilidade, já que os resíduos de construções possuem materiais que podem ser aproveitados, como:

  • Metais;
  • Cerâmicas;
  • Madeiras.

Reutilizá-los representa uma boa economia no novo empreendimento e colabora no processo de reaproveitamento, evitando que sejam descartados em locais impróprios e diminuindo o uso dos recursos naturais.

Ademais, um ótimo exemplo é a construção a seco, método construtivo que além de possuir materiais reutilizáveis, também proporciona diversas vantagens sustentáveis como menor desperdício de resíduos no local e menor poluição de máquinas pesadas e atividades de fabricação no local.

Terreno

Um terreno pode ser sustentável a partir do momento em que um estudo é realizado para o aproveitamento da incidência de luz e circulação do vento.

Proporcionando mais conforto aos usuários, essa ação também colabora com a redução do consumo de energia elétrica.

Principais vantagens da arquitetura sustentável

A arquitetura sustentável contribui com a proteção ambiental e traz grandes vantagens após a obra concluída, gerando economia aos usuários, mesmo que a princípio o investimento inicial possa ser maior que uma edificação comum.

A sustentabilidade de uma edificação gera:

  • Menor utilização de ventiladores e ar-condicionado;
  • Diminuição no gasto de água;
  • Investimentos menores com o acabamento da obra;
  • Diminuição no tempo de execução da obra com a utilização de materiais recicláveis;
  • Descontos nos impostos (IPTU verde).

Principais desafios para sua implantação

Existem alguns desafios que precisam ser vencidos para a implantação da arquitetura sustentável, dentre os principais estão:

Estudar a viabilidade e retorno do projeto

Para implantar com sucesso um projeto arquitetônico sustentável é necessário que um estudo seja realizado. Afinal, o objetivo é o de se ter um retorno econômico, além de todas as vantagens citadas acima que contribuem com a sustentabilidade do nosso planeta.

Para isso, o profissional envolvido precisa avaliar e apresentar o ROI (retorno sobre investimento) para seus clientes, demonstrando qual o tempo para que o valor pago retorne em vantagens financeiras.

Conhecer soluções sustentáveis

Para oferecer projetos que envolvam sustentabilidade, o profissional precisa conhecer sobre o assunto. Apenas um arquiteto qualificado estará em condições de localizar a melhor solução para os diversos contextos que se apresentam, portanto, é preciso especialização.

Análise dos materiais

Além de ter conhecimento a respeito dos materiais sustentáveis e seus benefícios, o profissional deve também conhecer a legislação e termos específicos, como, por exemplo, o selo FSC que certifica produtos de madeira que atendem ao correto manejo das florestas.

Lembre-se sempre que muito mais do que criar oportunidades profissionais para a sua carreira ao adentrar no mundo da arquitetura sustentável, colaborar com o meio ambiente é sempre uma ótima decisão.

Fonte: OWA