ESG na prática: como engenheiros e arquitetos podem liderar a transformação Você sabe o que é o ESG? E por que ele é tão importante nos negócios? A sigla significa Environment (Ambeinte) Social (Social) e Governance (Governança). O termo se refere a práticas que visam tornar empresas, projetos e obras mais responsáveis em áreas ambientais, […]
Você sabe o que é o ESG? E por que ele é tão importante nos negócios?
A sigla significa Environment (Ambeinte) Social (Social) e Governance (Governança). O termo se refere a práticas que visam tornar empresas, projetos e obras mais responsáveis em áreas ambientais, de responsabilidade social, diversidade, inclusão, ética nos negócios, transparência e gestão de riscos.
Na construção civil, esses princípios têm influência no planejamento dos espaços, materiais utilizados e no impacto das obras ao ambiente. Engenheiros e arquitetos ocupam uma posição estratégica nesse processo. Suas escolhas, influenciam não só o desempenho técnico dos projetos, mas também uma contribuição para um futuro melhor.
Continue a leitura para entender como engenheiros e arquitetos podem aplicar o ESG na prática e conhecer as soluções sustentáveis que a Saint-Gobain oferece!
Engenheiros e arquitetos podem liderar a transformação ESG na construção civil com responsabilidade técnica. No dia a dia dos projetos, suas decisões influenciam a sustentabilidade e o impacto social das obras.
-Escolhendo materiais com menor impacto ambiental, como aqueles com EPD (Declaração Ambiental de Produto).
– Otimizando recursos naturais, priorizando soluções que economizam água, energia e reduzem resíduos.
– Garantindo conforto térmico e acústico, o que impacta diretamente a saúde e bem-estar dos usuários.
– Reduzindo a pegada de carbono das edificações por meio de sistemas mais leves, recicláveis ou com menor consumo energético.
– Promovendo acessibilidade, segurança e inclusão, tanto no canteiro quanto no resultado da obra.
Além disso, engenheiros e arquitetos podem desempenhar um papel importante no equilíbrio entre as exigências de mercado, as necessidades dos clientes e os compromissos com os princípios ESG. Eles podem garantir que as práticas sustentáveis se concretizem de maneira realista, evitando exageros ou promessas que não serão cumpridas.
Com conhecimento técnico e foco em inovação, esses profissionais têm as ferramentas para conduzir construções mais conscientes, que geram valor para o cliente, sociedade e para o setor como um todo.
A Saint-Gobain tem um compromisso sustentável, focado na redução do impacto ambiental com as suas soluções. Isso inclui zerar as emissões de CO₂ até 2050. Como destaca a empresa: “O objetivo é simples: até 2050, não devemos emitir mais CO₂ do que absorvemos. Nossa ambição de atingir a neutralidade de carbono também é uma manifestação muito concreta de nosso propósito: tornar o mundo um lugar melhor.”
Além disso, otimizar o uso de recursos naturais e investir em inovação com foco na construção circular.
Os produtos são desenvolvidos com critérios de sustentabilidade como:
Além disso, a empresa atua com compromissos públicos de eficiência energética, responsabilidade social, diversidade e inclusão.
Projetar com responsabilidade vai além do desenho técnico, envolve a escolha de materiais que são produzidos pensando realmente nos seus impactos ao meio ambiente.
A Saint-Gobain tem como meta produzir cada vez mais soluções sustentáveis para construir um amanhã melhor.
Entre os destaques:
A adoção de práticas ESG na construção civil não é tendência é realidade. Profissionais que lideram essa mudança fazem parte de uma geração de projetos mais conscientes, valorizados e alinhados com o futuro do setor e do planeta. A Saint-Gobain caminha junto, com produtos, soluções e conteúdos técnicos para apoiar engenheiros e arquitetos nessa jornada.
Confira a nossa página de certificados que atestam o compromisso das nossas marcas com a sustentabilidade: Certificados – Construir o amanhãConstruir o amanhã