O Selo WELL Building Standard garante que as obras se preocupam com as pessoas. Entenda mais sobre ele e por que ele está relacionado ao conforto acústico.
Com o aumento do foco na certificação LEED, que garante que as empresas são sustentáveis , o selo WELL building Standard chegou para agregar humanização.
A certificação LEED de construção foi criada pelo Green Building Council, em 1998, garantindo que os projetos estão atentos à diminuição da emissão CO2 e ao desperdício de recursos naturais, como energia e água.
Como você pode ver, o foco do selo LEED é mais voltado à construção em si e seu impacto no meio ambiente, o que é muito importante. No entanto, você já pensou sobre o conforto humano e qualidade de vida dessas construções?
Foi com esse foco que surgiu a certificação WELL Building Standard. O primeiro selo da construção civil a concentrar seu foco em ambientes construídos que prezam pelo conforto e qualidade de vida de quem está lá.
Projetos que possuem o selo WELL Building Standard tendem a ter pessoas menos estressadas e mais produtivas. Entenda mais sobre isso no decorrer desta matéria.
A certificação foi criada em 2014, com a intenção de fazer as empresas ajustarem suas operações e estruturas para oferecer melhorias que impactam na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos frequentadores.
Após muito tempo e longas pesquisas, especialistas verificaram a importância de se preocupar não apenas com as adequações no espaço físico, mas também com as pessoas.
Por isso, projetos certificados pela WELL são criados para que os frequentadores do espaço se relacionem bem em seu interior. Se sentir acolhido e confortável são grandes fatores que garantem uma boa experiência, além de estarem ligados ao rendimento das atividades lá desenvolvidas.
Dentro do padrão WELL, questões como ruídos, temperatura do local, ar-condicionado, ventilação, iluminação e até a alimentação são consideradas.
É mais comum que prédios empresariais corram atrás desse selo, onde há o enfoque em trabalho e performance. No entanto, é importante que escolas, hospitais, hotéis e prédios em geral também proporcionem conforto às pessoas e cumpram com o compromisso de garantir qualidade.
No total, 102 fatores são levados em conta dentro de sete grupos:
De acordo com a pontuação a partir do cumprimento dos requisitos, o certificado é concedido em três níveis de exigência: Ouro, Prata e Platina.
Perceba que essas sete categorias acima têm relação com os sistemas do corpo humano e seu correto funcionamento.
Inclusive, você sabia que a diminuição de ruídos reduz o estresse, e que a iluminação correta pode alterar os ritmos circadianos? Pois é. Apesar de esses itens parecerem detalhes, influenciam (e muito) no bem-estar e na saúde das pessoas.
Depois de certificada, a construção deve ser reavaliada a cada três anos. Isso serve para garantir que ela continue cumprindo os critérios de desempenho, a qualidade das operações e a possibilidade de evolução de nível ao atingir as outras categorias do selo.
Segundo o relatório “Saúde, Bem-estar e Produtividade nos Escritórios”, realizado pelo World Green Building Council, os fatores que influenciam a produtividade nas empresas são:
Para que as pessoas tenham conforto acústico, o WELL é bem rígido na hora de delimitar os requisitos para que a empresa tenha essa qualidade, com o objetivo de proporcionar maior bem-estar às pessoas.
A certificação apresenta diversas soluções acústicas de acordo com cada empresa para conquistar os parâmetros de absorção ideais.
Fatores como absorção de sons em paredes e forros, tempo de reverberação adequado, nível máximo de ruídos, isolamento externo e o amortecimento de ruídos em áreas com muitas pessoas são algumas das soluções acústicas apontadas pelo selo.
O controle correto de sonidos torna os locais mais silenciosos, de forma a incentivar o raciocínio e a comunicação. Isso é mais importante ainda quando se pensa em salas de aula, escritórios ou empresas de telemarketing.
É comum que, quando o trabalho é realizado em espaços barulhentos, as pessoas pensem que se acostumaram com sons desgastantes na rotina, mas a saúde delas, na verdade, nunca irá se acostumar.
Seja conversa o tempo todo, barulho do trânsito e reformas em salas ao lado, quanto mais tempo de exposição aos barulhos, mais problemas de saúde podem ocorrer.
Fatores como noites mal dormidas, cansaço constante e baixo rendimento no trabalho são os principais débitos. Garantir bem-estar no trabalho é também promover a saúde mental e auditiva das pessoas, seja onde for.
Interessante como o conforto acústico faz a diferença, não é mesmo? E, por falar nisso e em certificações, conheça as nossas e entenda um pouco mais sobre nossa preocupação com pessoas e meio ambiente.