Construção Sustentável | 16 de fevereiro de 2023

Drywall: um caminho para construção mais sustentável

Você sabia que o drywall é um grande aliado da natureza? Leia nosso post e saiba detalhes a respeito desse interessante assunto!

Poucas pessoas sabem que o drywall é um grande aliado para a garantia de uma obra mais sustentável. Isso porque ao utilizar esse material é permitido que, após o seu descarte, ele retorne ao meio produtivo através do processo de reciclagem, o que caracteriza um dos pilares da economia circular.

A preocupação com os extremos climáticos que temos vivido nos últimos anos têm reforçado a relevância da proteção ambiental e da certificação de sistemas e negócios que garantam a segurança e estabilidade do planeta. 

Nesse post apresentamos como alguns produtos, entre eles o drywall, podem e devem ser utilizados para garantir um futuro melhor ao nosso planeta e colaborar na recuperação da natureza. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Drywall e sustentabilidade

O drywall é um material que conta com materiais recicláveis em sua composição, como o gesso e o cartão.

O cartão não deixa dúvidas com relação ao seu reaproveitamento, uma vez que há muito tempo faz parte dos processos de produção das fábricas de papel, quando é utilizado como matéria-prima reciclada.

O gesso, entretanto, traz dúvidas para grande parte das pessoas, porém, é um material que pode ser reaproveitado de diversas maneiras, como veremos a seguir.

Esse material é constituído de gipsita, o principal minério utilizado na sua composição. 

Após separado dos entulhos nos processos de demolição e reformas, o gesso readquire as características originais. Portanto, pode ser reutilizado e voltar a fazer parte do drywall, por exemplo, ou servir também como matéria-prima na fabricação de cimento, que possui em sua composição 5% de gipsita.

Outros usos da gipsita

O reaproveitamento do drywall também pode se refletir na agricultura, onde o gesso (gipsita) pode ser utilizado como:

  • Fertilizante;
  • Corretivo de solos sódicos;
  • Condicionador de superfícies;
  • Condicionador de estercos.

A gipsita é um excelente produto para elevar os teores de sódio na terra, além de baixar os de enxofre, tornando-a mais fértil. Isso significa que o drywall é um material completamente reaproveitável, trazendo grandes benefícios à natureza e à sociedade.

Demais vantagens no uso do drywall

Se comparado com os materiais da alvenaria, tradicional tipo de estrutura das edificações em nosso país, o drywall gera muito menos desperdício e resíduos.

Isso ocorre pois as placas são pré-fabricadas, portando adquiridas sob medida e de acordo com a necessidade da obra. O resultado dessa ação é percebido na redução dos custos com: 

  • Aquisição do material;
  • Caçambas para armazenamento de entulhos;
  • Destinação adequada dos resíduos.

Se você ainda não conhece o drywall, vale a pena um estudo a respeito das vantagens oferecidas por esse material. Além disso, o seu uso nas edificações significa uma efetiva colaboração com a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Placo