Greenwashing ou sustentabilidade real? Como diferenciar e fazer escolhas conscientes Nos últimos anos, a sustentabilidade cresceu no setor da construção civil. Mas, com esse crescimento, também aumentaram as práticas de greenwashing, quando uma empresa ou produto se apresenta como ambientalmente responsável sem, de fato, cumprir critérios reais de sustentabilidade. Como então identificar a diferença entre […]
Nos últimos anos, a sustentabilidade cresceu no setor da construção civil. Mas, com esse crescimento, também aumentaram as práticas de greenwashing, quando uma empresa ou produto se apresenta como ambientalmente responsável sem, de fato, cumprir critérios reais de sustentabilidade.
Como então identificar a diferença entre um discurso de greenwashing e ações reais? Continue lendo para entender melhor e aprender a fazer escolhas mais conscientes para seus projetos.
Greenwashing (lavagem verde) é uma estratégia usada por algumas empresas para criar uma “imagem ecológica” sem aplicar práticas reais de sustentabilidade.
Isso pode acontecer, por exemplo, quando um produto é rotulado como sustentável sem comprovação, quando a comunicação destaca apenas um aspecto ambiental positivo enquanto ignora impactos negativos do processo produtivo ou utiliza imagens que levem o consumidor a acreditar que um produto é sustentável.
Além de comprometer a confiança do público, o greenwashing pode atrapalhar o avanço da construção civil em direção à sustentabilidade, tornando ainda mais importante a busca por soluções transparentes, auditadas e validadas por terceiros, como acontece com produtos que possuem Declaração Ambietal de Produto (EPD), por exemplo.
Com o crescimento da demanda por soluções sustentáveis, muitas empresas têm adotado discursos ambientais em suas estratégias de marketing. No entanto, nem todas praticam, de fato, aquilo que comunicam. Por isso, saber quando uma empresa está realmente comprometida com a sustentabilidade e, quando está apenas praticando greenwashing, é fundamental para especificadores, profissionais da construção e consumidores conscientes.
Para identificar se uma solução ou marca é realmente sustentável, alguns pontos são essenciais:
Conheça os mais relevantes no Brasil e no mundo:
Sobre empresas:
Sobre produtos:
Várias marcas do grupo trazem soluções com benefícios comprovados:
Quartzolit: a primeira linha de impermeabilizantes com embalagens mais sustentáveis
Brasilit: telhas e soluções para cobertura que ajudam na autonomia térmica, economizando energia em climatização.
Placo: sistemas de drywall com indicadores de desperdício não passam de 5% e resíduos que podem ser reciclados.
Ecophon: painéis acústicos fabricados com vidro reciclado, melhorando o conforto sonoro dos ambientes internos.
Isover:a primeira indústria brasileira de lã de vidro para isolamento termoacústico a publicar uma EPD no Brasil.
Esses são exemplos de inovações que vão além do discurso e entregam benefícios mensuráveis para o meio ambiente e para as pessoas.
Com tantas opções no mercado se apresentando como sustentáveis, pode ser difícil identificar quais delas realmente fazem diferença para o meio ambiente e para as pessoas.
Algumas ações simples ajudam a avaliar melhor as alternativas e escolher produtos que sejam realmente sustentáveis.
Com o aumento da preocupação ambiental, é natural que o mercado apresente muitas opções “ecológicas”. Para que a construção do amanhã seja realmente sustentável, é preciso olhar além das embalagens e das campanhas de marketing.
Escolher produtos de empresas com compromissos claros, como a Saint-Gobain e suas marcas, é um caminho para garantir que cada projeto contribua para um futuro mais responsável e melhor para se viver.