Construção Sustentável | 14 de março de 2023

CECarbon: conheça esse projeto de sustentabilidade para a construção civil

A CECarbon é uma calculadora de consumo energético e emissões de carbono, um recurso alinhado com a sustentabilidade na construção

Cada vez mais profissionais e empresas da construção civil buscam maneiras de consolidar critérios de sustentabilidade para seu segmento.

Este comportamento é consequência da preocupação com o meio ambiente.

Entre as diversas iniciativas que podem ser usadas para esse fim, está a CECarbon, uma calculadora de consumo energético e emissões de carbono.

A partir dela é possível acompanhar esses indicadores e buscar por formas de reduzi-los. Continue lendo para saber mais e entender como essa ferramenta funciona.

Veja também > Drywall: um caminho para construção mais sustentável

O consumo energético e a emissão de carbono na construção civil

A construção civil é um dos segmentos com maior impacto ambiental em todo o mundo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, em 2021 esse setor foi responsável por 34% da demanda de energia e por 37% das emissões de CO relacionadas à energia e processos.

No total, mais de 10 gigatoneladas de carbono foram emitidas durante o ano.

Em relação à energia, houve um aumento de 16% nos investimentos em eficiência energética, mas a maioria ainda tem origem na queima de combustíveis fósseis.

Tudo isso afasta a construção civil da promessa de descarbonização até 2050, como é proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Como uma calculadora de carbono funciona?

Uma calculadora de carbono é uma ferramenta que permite o preenchimento de diversos campos para fazer a mensuração da geração desse gás durante uma obra.

De forma geral, considera-se todas as etapas construtivas, assim como os insumos e processos complementares.

Entre os fatores, podemos citar:

  • serviços e preliminares,
  • fundações,
  • vedações,
  • revestimentos,
  • pintura,
  • cobertura,
  • instalações prediais,
  • consumo de energia,
  • consumo de combustíveis,
  • transporte.

Vale ressaltar que o cálculo considera todos os gases de efeito estufa, como CO, CH, NO, CFCs, PFCs e SF6, que são medidos em toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente.

Já para estimar o consumo energético, utiliza-se o conceito de energia embutida, onde cada material deve ser analisado considerando sua extração, seu processamento, sua forma de uso e sua durabilidade na obra.

Também se considera o uso de combustíveis em máquinas durante toda a construção.

Como o projeto CECarbon contribui para a sustentabilidade do setor?

O uso da ferramenta CECarbon permite aliar sustentabilidade na construção civil por permitir uma análise profunda da emissão de CO e da eficiência energética.

Apenas a partir dos dados, torna-se possível estimar o real impacto de cada obra e buscar maneiras de reduzi-lo em todas as etapas construtivas.

Dessa forma, as construtoras e profissionais conseguem identificar riscos e oportunidades no segmento.

Sobre a CECarbon

A CECarbon foi criada pelo Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP e contou com o patrocínio da Saint-Gobain, detentora de grandes marcas, como Quartzolit, Brasili, Placo, Isover e Ecophon.

A Saint-Gobain foi a primeira empresa a financiar esse projeto privado, justamente por acreditar na sua importância e investir na sustentabilidade na construção civil.

A ferramenta foi vencedora do prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade 2022 e promete revolucionar o segmento.

Para saber mais sobre a CECarbon, realizar o treinamento para utilizá-la e calcular os indicadores da sua obra, acesse o site oficial do projeto.

Você também pode se interessar pelo conteúdo > Principais selos sustentáveis da construção civil